Compromissos e propostas para a atuação sindical junto as professoras e professores aposentados

COMUNICAÇÃO COM OS APOSENTADOS
Hoje, por não receber os materiais do sindicato com regularidade, quem se afasta da sala de aula perde, por completo, o contato com o cotidiano do sindicato.

Para superar esse distanciamento, garantiremos o envio mensal de todos os materiais produzidos pelo sindicato, por correio, para a casa das professoras e professores aposentados.

Além do jornal e da revista “Chão da Escola”, também produziremos materiais específicos para o segmento que debatam temas e informem sobre as atividades promovidas pelo sindicato.

ORGANIZAÇÃO DOS APOSENTADOS
Ampliar a participação e fortalecer o coletivo de aposentados do SISMMAC. Vamos definir uma programação de atividades, com datas predefinidas, e enviar convite, por correio, a todas as professoras e professores aposentados.  

Incentivar a participação dos APOSENTADOS nas assembleias e reuniões do sismmac. As professoras e professores aposentados construíram a historia do magistério municipal e do nosso sindicato com muita luta e organização e, por isso, detém uma importante experiência que deve ser constantemente valorizada e buscada pelos professores que estão na ativa. 

Fortalecer a união entre ativos e aposentados na luta por melhores condições de trabalho e direitos previdenciários. A qualidade de vida durante a aposentadoria está extremamente relacionada com as condições de trabalho que os professores e professoras enfrentaram durante o tempo em que estiveram em sala de aula. Por isso, a luta por uma aposentadoria digna e decente deve estar vinculada à luta por melhores condições de trabalho e ao combate aos problemas que causam adoecimentos. 

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

INSTITUTO CURITIBA DE SAÚDE

Quando foi criado, o ICS era um dos melhores centros de atenção à saúde da cidade. Porém, com o passar do tempo o Instituto foi precarizado por conta da redução do investimento da prefeitura. Hoje, são poucos os procedimentos e exames médicos ofertados, o que tem tornado o agendamento de consultas cada vez mais lento e difícil.

Para piorar, a prefeitura ameaça reestruturar o ICS, impondo modificações que precarizam ainda mais o atendimento.
 
Vamos lutar para que o ICS volte a atender os professores ativos e aposentados com qualidade. A aposentadoria é a fase da vida em que os professores mais necessitam de serviços de saúde e esse atendimento deve ser feito de forma gratuita e com qualidade.
DIAGNÓSTICO DOS ADOECIMENTOS

Estudar e produzir um diagnóstico das principais causas de adoecimento entre professores ativos e aposentados. A partir desses dados, lutaremos para combater as origens dos problemas  visando tornar mais saudáveis nossos ambientes de trabalho , bem como para exigir que a prefeitura garanta o atendimento médico de qualidade para os problemas de saúde que são gerados no exercício da profissão.   

CARREIRA E SALÁRIOS

Parte das professoras e professores aposentados recebe um salário, com poder de compra menor do que o que recebiam quando estavam na ativa. Isso porque a prefeitura não reenquadrou corretamente o crescimento na carreira, quando houve as mudanças de planos.
Vamos lutar para garantir a igualdade salarial entre ativos e aposentados e a correção do enquadramento no plano de carreira de quem foi prejudicado. 

MEMÓRIA
Daremos continuidade ao trabalho de resgate da história do SISMMAC. Queremos reunir depoimentos e fotos das grandes mobilizações da categoria a partir do relato das professoras e professores aposentados que vivenciaram esses momentos, com destaque para a conquista do “Estatuto Azul”, de 1985, e para a mobilização da categoria durante a greve de 1987, quando os professores paralisaram suas atividades por 47 dias.

A partir desses materiais, queremos resgatar a vontade da categoria de participar das mobilizações e atividades do sindicato, fortalecendo o sentimento de que é só a partir da organização coletiva que mantemos e ampliamos nossos direitos.
 
LAZER E CULTURA

Realizaremos atividades, cursos e encontros que proporcionem a valorização dos aposentados e o convívio entre as diferentes gerações no SISMMAC.

Parte dos nossos aposentados se mantém em contato permanente com o grupo com que trabalhou quando estava na ativa, promovendo encontros de aposentados nas escolas ou em casa. Vamos criar um canal de diálogo permanente com os aposentados para potencializar essas iniciativas e desenvolver novas atividades de confraternização e lazer que reúnam professores aposentados e ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário