REORGANIZAÇÃO DO SISMMAC

Reorganizar o sindicato para que volte a ser o instrumento de luta e organização da categoria

Quem sabe mais, luta melhor!
A formação é a peça fundamental para que as trabalhadoras e trabalhadores da educação conheçam a história de lutas de nossa categoria e do conjunto da classe trabalhadora, apropriem-se de elementos que os ajudam a entender melhor os problemas que enfrentamos, e saibam de que forma age o Estado e os patrões contra os trabalhadores. Isso tudo potencializa a nossa luta. 
  • FORMAÇÃO CONTÍNUA: Garantir um programa contínuo de formação abrangendo desde questões específicas da categoria até questões gerais dos trabalhadores tanto no SISMMAC como em parceria com outros sindicatos e universidades.
  • SEMINÁRIOS: Realizar seminários que reúnam professores que estão na escola e aposentados para discutir, de forma aprofundada, os problemas locais e gerais que comprometem as condições de trabalho e interferem na nossa saúde e na nossa qualidade de vida.

  • REESTRUTURAR O JORNAL “DE MÃOS DADAS”: O jornal do nosso sindicato deve refletir o dia a dia das escolas, ser um espaço para debater e denunciar os problemas vividos pelos professores em seus ambientes de trabalho e também pelo conjunto dos trabalhadores. Vamos reestruturar o jornal, garantindo seções fixas para a discussão de temas como formação política, questões pedagógicas e direitos dos professores.
  • MANTER E AMPLIAR A COMUNICAÇÃO VIRTUAL: Hoje sabemos que a comunicação virtual pode nos deixar a par dos acontecimentos de maneira muito mais veloz. O sindicato precisa potencializar essas ferramentas tanto por sua velocidade quanto por ser essa uma forma de contato direto do sindicato com cada professora ou professor.
  • REVISTA “CHÃO DA ESCOLA”: Debater com o conjunto da categoria o papel da revista Chão da Escola, visando que mais professores da base produzam artigos e que o conteúdo da revista reflita, de fato, os temas e preocupações do conjunto da categoria. 






Vamos manter e ampliar o departamento jurídico do SISMMAC!
  • PLANTÕES DO JURÍDICO: Manter e ampliar o atendimento jurídico, buscando estratégias para garantir plantões junto com a direção do Sindicato, em escolas, por regionais e também em horários diferenciados, inclusive com atendimento noturno. Melhorar o atendimento e o acompanhamento dos processos individuais e coletivos.
  • MANUAL DO PROFESSOR: Construir um novo manual atualizado com direitos e deveres dos professores, que dê conta de orientar e esclarecer as principais situações funcionais que enfrentamos. Garantir a distribuição do manual em todas as escolas.
  • BIBLIOTECA: Reativar a biblioteca do Sindicato e disponibilizar a lista do acervo online para consulta dos professores e demais trabalhadores que queiram se apropriar de nossa história e também de nossos debates e formulações. 
  • CADASTRO DOS SINDICALIZADOS: Atualizar o cadastro dos sindicalizados para garantir que tenhamos os dados corretos e que os materiais cheguem a todas as professoras e professores. O SISMMAC deve ter autonomia no acesso à informação sobre seus filiados e não depender dos dados da prefeitura.
  • CAMPANHA PERMANENTE DE SINDICALIZAÇÃO: Nosso Sindicato hoje está desacreditado por causa da atual direção, mas com a CHAPA 2 isso vai mudar, vamos retomar a luta na categoria e ampliar o número de sindicalizados, pois junto somos mais fortes para enfrentar os ataques do governo.