Plenária de 19/03


Professores debatem Novos Rumos para o movimento sindical do magistério de Curitiba.

Professores da rede municipal de Curitiba estiveram reunidos no último sábado (19) para discutir os problemas enfrentados em seus locais de trabalho e a insatisfação da categoria diante da atuação da maioria da direção do SISMMAC, que há mais de 14 anos é dirigido pelo mesmo grupo político ligado ao PT.



A atividade, organizada pelo movimento “Novos Rumos – A Alternativa de Luta”, foi realizada no auditório da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR-SSind) e contou com a participação de professores de todas as regionais de Curitiba.

O objetivo do encontro foi apresentar aos professores o histórico do movimento “Novos Rumos” e os princípios políticos defendidos pelo grupo. Também foi um espaço privilegiado para que os presentes pudessem expor as dificuldades enfrentadas em suas escolas e debatessem formas de superar e solucionar os problemas que precarizam as condições de trabalho da categoria e a fazem adoecer.

Espaço privilegiado de discussões
Identificação
O sentimento expresso pelos professores que participaram da atividade foi o de identificação com as críticas e propostas apresentadas pelo grupo e de novo ânimo para enfrentar as dificuldades e reconstruir o movimento sindical da categoria em Curitiba. A impressão de que estavam sozinhos, lutando individualmente em seus locais de trabalho, deu lugar ao entendimento de que existe um grupo que compartilha o mesmo projeto e que, ao se organizarem coletivamente, poderão ter mais suporte e potencializar sua intervenção nas escolas. “Eu não sabia que eu não estava sozinha”, desabafou uma das professoras presentes.

Professoras com mais de 18 anos de rede também participaram do encontro e manifestaram a esperança renovada e a vontade de resgatar a mobilização da categoria como instrumento de luta. Essas professoras construíram as grandes mobilizações da história do SISMMAC, mas nos últimos anos se sentiam isoladas e sem respaldo do Sindicato devido à inexistência de um trabalho constante junto à base e visita nas escolas.

Ao final do encontro, os presentes saíram com a certeza de é preciso construir novos rumos para o movimento sindical dos professores em Curitiba com uma intervenção baseada na organização por local de trabalho, formação política qualificada e autonomia frente a partidos políticos e ao governo.

Organização
O grupo tem se reunido nas escolas, seguindo um roteiro que contempla todas as regionais de Curitiba. A iniciativa tem como objetivo possibilitar que os professores de diversas escolas possam acompanhar as discussões do grupo, além de ser também um instrumento para que os problemas específicos de cada regional sejam debatidos de forma coletiva, visando incentivar organização dos professores por regional e o enfrentamento a esses problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário