Dia das mães: Data para lembrar a importância das nossas mães professoras

Nesse dia, lindas e infinitas palavras se combinam para descrever a beleza e o sofrimento de sermos mães. Todos se lembram de nós, ou pelo menos quase todos, nos abraçam, nos homenageiam, nos juram amor incondicional e nos dizem o quanto somos essenciais em suas vidas. No dia das mães, todos dizem que fariam tudo pela nossa felicidade e reconhecem a nossa importante contribuição na criação das futuras gerações. Porém hoje, nesse dia 8 de maio, quero homenagear, de maneira especial, aquelas mães que em sua atividade profissional cumprem um papel fundamental para a formação e educação dos filhos de toda a sociedade: a mãe professora.

Essa, muitas vezes não diz muitas palavras de afeto aos seus filhos, pois está ocupada em cuidar da educação e segurança dos mais de 35 alunos que tem em sua sala, dentre eles o meu filho.
Essa, muitas vezes não escreve muitas palavras de carinho, para além de trabalhos, provas, pareceres descritivos e recados na agenda sobre meu filho e suas necessidades.
Essa, muitas vezes não abraça diariamente seus filhos, mas mesmo diante de todas as dificuldades pelas quais passa em seu trabalho, procura tratar com carinho suas crianças, dentre elas a minha.
Essa, nem sempre se lembra de outras mães, mas mesmo mal remunerada e desvalorizada em sua profissão, segue educando meu filho para enfrentar um mundo tão deseducado e injusto.

Como professoras, essas mulheres dedicam a véspera do dia das mães para preparar, junto com seus alunos, a homenagem para outras mães, garantindo que todas tenhamos nossa importância reconhecida a cada ano. 

Essa outra mãe, que quase nunca tem tempo para seus próprios filhos, dedica a maioria do seu tempo ao que tenho de mais precioso. Essa mãe trabalhadora, essa mãe professora, dedica-se diariamente a transmitir e a construir com meu filho grande parte de seu futuro como pessoa, através do conhecimento e do ensino de valores. A essa mãe que dedica sua vida a educação de outros filhos, dentre eles o meu, gostaria de dedicar nosso dia. Pois ela, com seu trabalho, me faz parecer uma mãe ainda melhor aos olhos de todos.

Mãe professora, você é inúmeras vezes mãe, todos os dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário